REDE

A Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (REDE) é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo a promoção da igualdade de género na juventude no respeito pelos preceitos e orientações das Nações Unidas e da União Europeia recorrendo, recorrendo para tal, a atividades de informação, formação, pressão e influência, investigação, solidariedade, educação e cooperação para o desenvolvimento.

A REDE congrega duas áreas de intervenção: a igualdade de género e a juventude. Pretende, pois, fazer o mainstreaming de género na área da juventude. Para este fim, trabalha em várias áreas:

Educação: A educação para os Direitos Humanos, Direitos Humanos das Mulheres e Raparigas e Igualdade de Género é a principal área de intervenção da REDE – a base de todas as atividades. Com o objetivo de implementar o mainstreaming de género na educação para os Direitos Humanos, a REDE, tem, desde a sua criação, colaborado com escolas, universidades, associações e outras estruturas ligadas à juventude para a sensibilização e mobilização de jovens em torno das questões ligadas à Igualdade de Género, recorrendo a metodologias participativas, nomeadamente com base em Educação Não Formal.

Empoderamento: Procura-se criar mecanismos de empoderamento das cidadãs para a participação activa na construção da própria vida e da sua comunidade, em termos económicos, sociais e políticos. De forma a potenciar o empoderamento das jovens mulheres, a REDE desenvolve várias atividades com o intuito de contribuir para que estas possam participar, em conjunto com os seus pares rapazes, de forma igual e equilibrada, no poder cívico e político, modificando o status quo actual, profundamente condicionador de uma participação paritária nas estruturas do poder.

Mobilização: A participação da juventude é fundamental para a sustentabilidade da democracia. O ativismo jovem é um indicador de sucesso de uma sociedade democrática, é sinal de uma sociedade viva baseada na cidadania ativa e vibrante catalizada pela energia criativa da juventude. A REDE disponibiliza um espaço e um conjunto de ferramentas ao serviço das pessoas jovens que queiram concretizar ações para a transformação social, no sentido de uma maior defesa e reconhecimento dos direitos humanos e a promoção da igualdade de género.

Advocacy: Pretende-se influenciar as políticas públicas ao nível Nacional e Europeu através de atividades de advocacy e lobbying, tendo por base as vivências e os contributos das pessoas jovens, assim como as experiências dos projetos desenvolvidos no terreno.

 

Segue a REDE

Facebook

rede blogging for a cause

 

English version

REDE is a portuguese network of young people for equal opportunities between women and men and is a non-profit association. The objective is to promote gender equality in youth with guidelines of the United Nations and European Union. This association works on activities, informations, trainning, research , solidarity, education, development cooperation and have two majors areas of intervention: gender equality and youth.

To achieve the objectives of the association, they work on many areas:

Education: education for humans rights between women and men. This is the base of all activities. REDE has collaborated with schools, universities and associations to mobilize young people around this issues.

Empowerment: create mechanisms for women actively participate in construction of theis own lives in economic, social and political therms.

Mobilization: the participation of young people is important for the sustentability of a democracy. Young activism is an indicator of sucess and energy in a democratic society. REDE provides a space and a tools set to this young people that want to make a social transformation.

Advocacy: the aim is to influence public policies at national and european level trough advocacy and lobbying activities based on experiences and contributions of young people.

 

Follow REDE

Facebook