Grupo Lobo

O Grupo Lobo tem como missão trabalhar em prol da conservação do lobo e do seu ecossistema em Portugal e fomentar o interesse pelo lobo e pelas ciências que lhe respeitam através da informação da opinião pública.

É também propósito desta Associação desenvolver esforços para estabelecer as condições legais, ecológicas e socioeconómicas indispensáveis a uma conservação efetiva da população lupina nacional.

O Grupo Lobo colaborou na elaboração da Lei de Protecção ao Lobo Ibérico, Lei n.º 90/88 de 13 de Agosto, que lhe confere o estatuto de espécie estritamente protegida em Portugal, e colaborou na revisão do Decreto-Lei n.º 139/90, de 27 de Abril, que regulamenta a sua aplicação. Adicionalmente tem colaborado nos processos de elaboração e revisão dos Livros Vermelhos dos Vertebrados de Portugal, cuja última revisão foi efetuada em 2005 e onde o lobo se encontra classificado como EM PERIGO. Mais recentemente, participou na elaboração do Plano de Ação de Conservação do Lobo-ibérico (PACLobo).

 

Segue-os na página de Facebook

grupo lobo